terça-feira, 12 de outubro de 2010

Um Alerta aos Professores

Professores de SP denunciam: “Serra não negocia e manda bater”

Segue abaixo matéria publicada no site Brasília Confidencial. A reportagem aborda a maneira truculenta que a Policia Militar do Estado de São Paulo, comandada por José Serra, trata os professores da rede pública estadual. Após invadir a USP e bater em estudantes, no ano passado, agora começou a bater em professores. E o pior é que o governador Serra ainda pretende governar o Brasil. 
Tropa de Serra agride, fere e prende professores

“O governador José Serra não negocia e ainda manda bater no professor”. Esta é a opinião da presidente do Sindicato dos Professores do Ensino Oficial de São Paulo (Apeoesp), Maria Izabel Noronha, sobre o episódio em que grevistas foram agredidos por policiais da Força Tática durante manifestação ocorrida na manhã da última quarta-feira, 24/03, em Franco da Rocha, na grande São Paulo. Na ocasião, quatro manifestantes foram detidos e alguns ficaram feridos.
Segundo Maria Izabel, a foto de primeira página do Brasília Confidencial desta quinta-feira, 25/04 – que mostra um policial militar imobilizando um manifestante pelo pescoço utilizando um cassetete –  é o retrato da maneira como o governador paulista, pré-candidato à presidência da república, tem tratado o funcionalismo público estadual e, principalmente, o magistério. “Não é só agressão física. O que doí mais no professor é ele não reconhecer a greve, se recusar a negociar e ridicularizar o movimento, dizendo que ele atinge somente 1% das escolas. O professor tem sentido na pele de muitas maneiras o que é ser governado pelo PSDB”. A categoria reivindica reajuste de 34,3% nos salários, entre outros itens.
Izabel diz que o governador Serra acabou fortalecendo, sem querer, a greve ao ter anunciado a concessão de bônus (concedido a professores e funcionários de escolas que apresentaram melhor desempenho em relação a ano anterior) em pleno movimento, tentando enfraquecê-lo. “Sentimos uma adesão ainda maior, já que somente uma em cada nove escolas do estado foram beneficiadas com a bonificação. A grande maioria não recebeu nada, aumentando o descontentamento da categoria”, disse ela, que acredita na participação de cerca de 100 mil professores na assembleia prevista para acontecer na tarde desta sexta-feira , 26/03, em frente ao Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulista. “Será a resposta que a categoria dará a Serra por menosprezar o movimento e fugir da negociação”.
A presidente da Apeoesp acusa ainda Serra e o secretário da Educação, Paulo Renato Souza, de criar vários métodos de avaliação dos professores apenas para poder justificar a realização de cursos de qualificação, em que são contratadas empresas de consultoria terceirizadas. “A ex-secretária da Educação, Rose Neubauer, é uma das que deixou o governo de Geraldo Alckmin para abrir consultorias na área de educação e prestar serviços aos governos do PSDB. Todos os cursos são ministrados por gente ligada aos tucanos”, revela.

2 comentários:

  1. Olá Marivan,

    excelente post. Durante o período FHC as universidades federais passaram por época sombria. Quase nenhum investimento federal em pesquisa, as bolsas de mestrado, doutorado, etc ficaram congeladas...caos total. A recuperçaõ dessa total degradação, só veio no governo Lula. Sei disso, pois passei por todos as etapas da pós-graduação.
    Hoje, dentro das universidades federais, os alertas vermelhos estão todos biscando em caso de uma vitória do PSDB.

    Abraço

    Paulo

    ResponderExcluir
  2. Vejam este clip do famoso fundador do PT Hélio. http://www.youtube.com/watch?v=6D6Ocm9xbgo&feature=player_embedded

    ResponderExcluir

Sala de Bate Papo

Sala de Bate Papo
Aperte o shift e depois click com o mouse

MESSENGER


Pedido de Louvor


Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem: