sábado, 25 de setembro de 2010

(Dia do Idoso) Como chegar bem à terceira idade



PATRÍCIA SCALZER - DA REDAÇÃO MULTIMÍDIA

foto: Divulgação
Idosos
A alimentação, ao lado da atividade física regular, é um dos maiores aliados para chegar à terceira idade com saúde
No dia 1º de outubro é o dia do idoso. E quem não quer comemorar esse dia  feliz e bem disposto? Para chegar à terceira idade com saúde e disposição é preciso uma série de cuidados durante a juventude. Atitudes simples, como uma boa alimentação e exercícios físicos podem contribuir para a longevidade desta parte da população que cresce a cada ano. De acordo com dados do último Censo, a população acima de 60 anos no Brasil ultrapassa os 14 milhões.

Fórum: É possível chegar à terceira idade com saúde?

Esta fase da vida pode ser uma das melhores se desde cedo a pessoa não fumar, beber pouco, comer moderadamente e de forma saudável, usar protetor solar e se exercitar conforme a recomendação médica. De acordo com o ministério da Saúde, uma em cada dez pessoas tem 60 anos ou mais. Estima-se que até 2050 essa estatística dobre.

Segundo a geriatra Livia Devens, desde o nascimento a pessoa já deve se preparar para chegar bem à terceira idade. "Ao longo da vida, todas as construções que fazemos são importantes, seja ela afetiva, física ou social. É importante também evitar tomar medicamentos em excesso e sem prescrição", explica.



A geriatra afirma que os idosos estão vivendo mais e com melhor qualidade de vida e já ultrapassam os 80 anos. "Hoje em dia as pessoas se preocupam em cuidar da saúde, fazem exercícios físicos, monitoram a diabetes, a hipertensão e cuidam da saúde mental desde cedo. E quando chegam a terceira idade continuam a fazer as mesmas atividades que antes".

A nutricionista Karina Bertazo reforça que hábitos alimentares saudáveis devem começar ainda na infância. "Se os pais não se alimentam de forma correta, consequentemente, os filhos vão crescer da mesma forma, mas nunca é tarde para mudar os hábitos e começar a se alimentar de forma saudável", revela.

Karina explica que o organismo tem necessidades alimentares diferentes em cada fase da vida. Os mais jovens precisam consumir alimentos calóricos, pois gastam mais calorias, e quem já passou dos 50 anos deve dar preferência aos legumes e vegetais, pois são mais leves e de fácil digestão. Confira:

20 a 30 anos - Nesta fase, as pessoas precisam comer bastante carboidrato para repor as energias e proteínas para fortalecer os músculos. Coma batata, aipim, abóbora, cereais, soja, leite, ovos e queijos.

30 a 40 anos - É nesta época que as doenças costumam aparecer. Prefira alimentos que combatam os radicais livres. Abuse do tomate, folhas verdes, cenoura, laranja, morango, uva, morango e maça.

40 a 50 anos
 - Beba bastante líquido e tome chá verde todos os dias. Procure substituir a carne vermelha pela carne branca. Coma peixe pelo menos duas vezes por semana, a carne é mais magra e rica em ômega 3.

50 a 60 anos - Para manter o bom funcionamento do organismo, quem já chegou aos cinquenta precisa de reforço de vitaminas porque, geralmente, a partir desta idade começa a diminuir a capacidade de absorção dos nutrientes. Consuma frutas cítricas, que são rica em vitamina C e vegetais de coloração verde ricos em vitamina A.

Após os 60 - Os idosos costumam perder o paladar e o apetite, por isso, é muito importante se alimentar com frutas e verduras, beber bastante líquido e comer alimentos ricos em cálcio como o leite e derivados.

É importante ressaltar que frutas e verduras devem ser consumidos em todas as fases da vida.




Um comentário:

  1. Meu caro amigo Marivan, boa noite!!!
    A civilização vem ganhando muito em expectativa de vida, mas não podemos esquecer que é muito importante cuidar da saúde para que tenhamos também uma vida com qualidade... os cuidados com a saúde é importante em todas as fases da vida, pois vai depender disso a qualidade na maior idade.
    Parabéns pela excelente postagem!
    Grande abraço e muita paz!!!

    ResponderExcluir

Sala de Bate Papo

Sala de Bate Papo
Aperte o shift e depois click com o mouse

MESSENGER


Pedido de Louvor


Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem: