terça-feira, 16 de março de 2010

ABC das Ervas e Plantas Medicinais

ABC das ervas e plantas medicinais

Aprenda a cultivar em casa plantas que diminuem dores e efeitos de medicamentos



As ervas e plantas medicinais também podem ser cultivadas
em casa ou em apartamentos de maneira simples

Por conta das características medicinais, algumas ervas e plantas vêm sendo adotadas por especialistas da área de saúde e utilizadas no combate de doenças. A fitoterapia, como é conhecido o tratamento de enfermidades através de plantas medicinais, é a forma mais antiga de cura e ao mesmo tempo estimular as defesas naturais do organismo.

Estas plantas diminuem o efeito colateral dos medicamentos mais fortes e ainda possuem muitos benefícios, como, por exemplo, a diminuição de dores, eliminação do mau hálito e outras enfermidades mais graves.

As ervas e plantas medicinais também podem ser cultivadas em casa ou em apartamentos de maneira simples: basta reservar um espaço para o cultivo e atentar para alguns detalhes, como a luz e água (que devem ser abundantes). Outros cuidados devem ser tomados antes da compra – fique atento ao nome das ervas, que variam de região, preste atenção na embalagem (que deve vir com a determinação do Ministério da Saúde) e em caso de frescas, note se junto às ervas não estão vindo galhos ou mato comum.

Quando chegar em casa plante-as em um vaso de barro, junto a uma mistura de telha, pedras, areia e húmus. Depois é só utilizar em forma de chá, saladas, banhos e até compressas. A seguir, veja um lista com os nomes de algumas ervas e plantas em ordem alfabética, e usufrua de seus poderes.

Açafrão - O chá de suas flores é usado como sedativo contra asma e bronquite. As raízes possuem poder diurético, digestivo e ainda aceleram a circulação. Produção por infusão: Coloque as flores no fundo de uma panela e despeje água fervente, depois, tampe-a por volta de 10 minutos. Com as raízes faça o processo de decocção, que consiste em colocar a raiz de molho em água fria por algumas horas, e depois deixá-la fervendo entre 5 ou 20 minutos em recipiente tampado. Estes dois processos conseguem extrair as capacidades medicamentosas da flor e da raiz.

Babosa – Dê preferência a utilização externa desta planta, já que, em grande quantidade, a babosa pode causar diversas complicações internas em quem a usa. As folhas são ótimas se usadas em inflamações, queimaduras ou no couro cabeludo em caso de queda dos fios. Utilize a polpa.

Canela – A planta tem característica estimulante, eleva a pressão sanguínea e pode ser usada contra problemas do estômago. Utilize também em formato de chá, substituindo cafés ou chocolates. Em um curto espaço de tempo já nota-se a diferença.

Cebola – Além de ser ótima em saladas, a cebola também tem características medicamentosas. Se usada externamente pode curar calos, picadas de abelhas, hemorróidas e frieiras.

Dente-de-leão – Se usado internamente é bom remédio contra problemas no fígado e ainda tem características diuréticas.

Erva cidreira – Além das capacidades calmantes, o chá serve também contra dores de dente (se bochechado) e lavagens intestinais. Quando usado externamente, a erva cidreira acalma as dores do intestino, fígado e estomago quando aplicadas sobre o ventre.

Flor-da-noite – Utilize os caules a partir do sistema de decocção, com isso, combata os males do coração provenientes do excesso de álcool e fumo. A flor-da-noite ainda é um ótimo calmante.

Gengibre – As cascas do gengibre podem ser utilizadas no combate aos gases, a cólica, gripes e tosses. O quentão, conhecida bebida das festas juninas, é feito a partir da raiz.

Hortelã – Também conhecido como Monarda punctata, a planta da hortelã pode ser usado em saladas, contra náuseas, vômitos e gases.

Ipê Roxo – A linda planta do ipê pode ser usada contra as inflamações de garganta, úlceras e estomatites.

Juazeiro – As cascas da planta são ótimas contra febres. Utilize o processo de decocção das cascas para produzir o líquido.

Louro – Os poderes do louro vão além da característica de condimento em comidas. A erva pode ser usada por processo de infusão contra nevralgia, reumatismo e úlceras.

Malva – Ótima em gargarejos, contra catarros ou problemas no ouvido. É boa para banhos, e neste caso, eficientes contra inflamações em geral.

Nabo – Fortificante e eficaz contra a tuberculose, o nabo ainda combate frieiras. A utilização das sementes é eficiente contra doenças da bexiga e do peito.

Oliveira – O chá das folhas ajuda a baixar a pressão. Além disso, pode ser usado como um estimulador de apetite.

Piper cubeba – É eficiente contra inflamações e irritações das vias urinárias.

Quebra-Pedra – O nome nasceu da sua principal característica: Elimina cálculos renais. O chá de toda a planta combate dores nas juntas e distúrbios na próstata. Utilize as raízes e cascas a partir do processo de decocção.

Rosa – Mais do que um artigo de decoração, as flores podem ser usadas em caso de estomatite, inflamações na boca, garganta (gargarejos), prisão de ventre, mau-hálito. Se as rosas forem para um banho, prepare-se para uma ótima fonte energética e natural.

Salsa – Usada também em comidas, a salsa pode ser indicada contra problemas nos rins, bexiga, pulmões, inflamações nos olhos, intestinos e fígados. É um ótimo estimulante alimentar e é expectorante.

Tamarindo – O chá de tamarindo é feito com a polpa do fruto e possui características calmantes. Feito a partir do processo de decocção, o chá ainda é bom contra cólicas e diarreia.

Urtiga – Se optar pela utilização externa, a urtiga é boa contra a queda de cabelos (decocção), quando interna é indicada contra urticária e coceiras (infusão). Além disso, é boa contra artrite e hemorragia uterina.

Vassoura – Se machucadas as folhas da vassoura aliviam a dor de picadas de abelhas e vespas. Em chás é ótima contra bronquite, tosse e problemas pulmonares.

Xirimbeira – Também conhecida como cipó dourado, a planta é toda utilizada em formato de chá. O produto é ótimo contra tosses, catarros e bronquites.

Zimbro – Na madeira da planta, encontra-se um ótimo aplicativo contra asma, bronquite, má digestão e ainda é bom diurético. O chá pode ser produzido através de decocção, infusão ou o óleo.

www.ecodesenvolvimento.org

Um comentário:

  1. ATACADAO BARATAO sou do parana-msn-(ervasechas@hotmail.com fn- 41- 36262982 -88449314- 88225340


    ola somos produtores temos o melhor produto do mercado e como sempre o melhor preço por kilo de uma olhadinha em nossa tabela abaixo:

    caraluma (cacto indiano) 18.00
     oliveira 10,00
     cha amarelo 9,00
     garcinia 10,00
     cha vermelho 8,00'
     mate verde 2,50
     cha de bugre2,00
     carqueija 2,00
     guaco 5,00
     féu da terra 4,00
     no de cachorro po: 7,00
     centela asiatica 8,00
     mama de cadela 4,00
     marcela 18,00
     arnica 4,00
     tanchagem 5,00
     dente de leao 5,00
     artemisia 4,50
     pata de vaca 5,00
     sete sangrias 9,00
     cana napie 2,00
     cana do brejo 3,80
     erva sao joao {mendrasto} 5,00
     erva de bicho 4,00
     cavalinha 6,00
     pitanga 4,50
     maracuja 4,50
     quasse 4,50
     camomila mista 9,00
     camomila flor 14,00
     taruma 4,00
     jurubeba 4,00
     capim limao 5,00
     eucalipto 4,00
     cipo milhome 6,00
     casca de aroera 4,50
     espinheira santa 6,00
     cha branco 5,00
     7 ervas 6,00
     30 ervas 6,00
    tenho cha par empotencia
     entre outros compostos
     salsinha 9,00
     cebolinha 15,00
     cenoura 12,00
     beringela 10,00
     coita de cavalo
    agoniada casca
    bardana folha
    batata purga
    calêndula folha
    alcaçuz
    cardamomo semente
    catinga de mulata
    cavalinha
    cipó prata
    emburama semente
    erva de passarinho
    gengibre raiz
    jatoba
    garra do diabo
    maracuja fruta
    sabugueiro
    salssaparrilha
    sucupira casca
    tansagem folha
    erva balleira
    quina vermelha
    entre outros produtos, atendemos seu pedidos
    trabalhamos com produtos em::: folha ,razuras e po
    obs:montamos o seu composto (preēos acima por kg acima de 50 kg)...
    email para contato: (msn) ervasechas@hotmail.com

    skype: atacadaodaservas

    fonefax:41-3626-2982

    ResponderExcluir

Sala de Bate Papo

Sala de Bate Papo
Aperte o shift e depois click com o mouse

MESSENGER


Pedido de Louvor


Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem: